A SPC, empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, fiel ao seu compromisso com o público sénior, apresenta a SPC CARE, uma aplicação de ajuda pioneira que permite a gestão integral à distância dos telefones básicos dos idosos: promove o envelhecimento saudável, protege a sua segurança virtual e combate a exclusão digital.
A SPC CARE faz o que ninguém fez antes e permite atuar sobre telefones sem qualquer tipo de inteligência para se tornar o novo aliado das famílias: nada muda para os nossos idosos; mas muitas coisas mudam para os seus familiares, que poderão agora dar-lhes uma ajuda na utilização do seu telemóvel como se estivessem ao seu lado, sem comprometer a sua autonomia e reforçando a sua independência.
A aplicação permite ajustar, à distância, as definições iniciais do telemóvel, como o brilho do ecrã ou o tamanho da letra, bem como gerir a lista de números bloqueados ou os SMS recebidos para evitar chamadas ou mensagens indesejadas. A SPC CARE mostra se o dispositivo está ativo, a sua localização e a atividade e movimentos da pessoa idosa; dá a opção de definir um perímetro de segurança e avisa se este for ultrapassado, e permite a configuração de lembretes importantes para o utilizador sénior, entre outras funções de ajuda e segurança.
A SPC, empresa tecnológica europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, apresentou hoje no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona: SPC CARE, a primeira app de assistência à distância para cuidar de pessoas idosas que têm um telemóvel básico "não inteligente". Trata-se de um desenvolvimento tecnológico pioneiro que torna possível um desejo e uma necessidade de muitas famílias: poder intervir à distância nas configurações e na gestão do telemóvel do seu familiar idoso para o adaptar às suas necessidades pessoais e receber alertas em determinadas situações que poderiam comprometer o bem-estar da pessoa idosa.
A app permite configurar o telemóvel à distância, receber notificações sobre a sua utilização ou, pelo contrário, sobre a sua inatividade durante um período de tempo definido, monitorizar a localização e o estado do aparelho (ligado, desligado, nível de bateria ou carga) e, por fim, enviar lembretes úteis para a saúde ou contactar rapidamente o idoso a partir da própria aplicação em caso de anomalia. A SPC CARE oferece aos familiares e/ou cuidadores a possibilidade de gerir mais do que um telemóvel SPC e de o fazer de forma não invasiva. Ao mesmo tempo, esta gestão pode ser partilhada com outros "ajudantes" que tenham a aplicação instalada nos seus smartphones.
Com a SPC CARE, as famílias têm ao seu alcance uma plataforma para se relacionarem melhor com os seus idosos, sem necessidade de investir em tecnologia específica. Uma nova abordagem para oferecer mais tranquilidade e uma oportunidade para os capacitar, reforçando a sua autonomia sem comprometer a sua segurança. Um projeto que resulta da experiência da SPC no segmento sénior, já que 1 em cada 3 telemóveis vendidos em Portugal são desta marca. Como referência em termos de inovação no segmento dos telemóveis, a SPC volta a dar um passo em frente para oferecer ao público sénior e às suas famílias uma nova iniciativa, pioneira e inovadora no mercado.
Configurar e personalizar à distância o telemóvel dos seus familiares idosos para facilitar a sua utilização
Uma das principais características do SPC CARE é a possibilidade de configurar integralmente o telemóvel à distância, de forma totalmente personalizada às necessidades de cada utilizador. Desta forma, a empresa tecnológica europeia concentra-se em ajudar os utilizadores seniores a utilizar os seus telemóveis para que não se sintam sozinhos e perdidos perante a tecnologia.
A partir de um smartphone, o ajudante poderá controlar totalmente a luminosidade do ecrã, o tamanho da letra ou todas as definições de som do aparelho para selecionar o toque e o volume das chamadas, das notificações, dos alarmes, do teclado... A nova aplicação da SPC também lhe permitirá configurar o idioma ou a data e a hora do dispositivo do seu familiar idoso. Estes são aspetos básicos para que essa pessoa possa utilizar o telemóvel de forma eficaz e compreender o que aparece no ecrã.
Este sistema de controlo remoto inclui a configuração de chamadas, como consultar o histórico de chamadas ou marcar uma chamada perdida como vista; e de mensagens SMS, como selecionar uma mensagem como lida ou apagar esses registos. É essencial para acompanhar as comunicações com outras pessoas e verificar se nada está fora do normal. Tem ainda a possibilidade de ativar remotamente um aviso sonoro se o utilizador perder o telemóvel para facilitar a sua localização.
Graças a esta gestão técnica, o ajudante, normalmente um familiar ou um prestador de cuidados, pode encarregar-se de manter o dispositivo atualizado, incluindo a verificação do nível da bateria; a atualização da agenda, acrescentando ou eliminando contactos; ou a gestão das memórias diretas incorporadas no telemóvel.
Tudo isto ajuda a colmatar o fosso digital para que possam tirar o máximo partido do seu telemóvel, mesmo que não saibam como o configurar ou gerir corretamente o seu telemóvel no dia a dia.
Proteção à distância
Um dos aspetos mais importantes da app SPC CARE é a segurança que proporciona aos idosos e às suas famílias: por um lado, o utilizador sénior sente-se protegido e cuidado, enquanto a sua família sabe que tudo está a correr bem no ambiente do idoso.
Neste sentido, para além das configurações de segurança no ambiente virtual, a aplicação SPC permite também garantir a segurança física do idoso. A SPC CARE oferece a possibilidade de definir um perímetro de segurança graças à geolocalização oferecida pelo GPS do telemóvel do idoso, de modo a que seja enviado um alerta se este o ultrapassar. Isto é útil para evitar que se desorientem e se percam, um dos maiores receios dos familiares. De facto, a app permite-lhe personalizar esta funcionalidade, adicionando locais frequentes para que possa sempre encontrá-los facilmente, com o objetivo de poder conhecer e compreender as rotinas diárias do seu familiar idoso, caso necessite de seguir os seus movimentos.
Podemos também evitar que o utilizador sénior seja incomodado com chamadas ou mensagens fraudulentas, criando uma lista negra de autores de chamadas não autorizadas. Da mesma forma, o ajudante pode configurar através da SPC CARE o feature phone para receber uma notificação sobre qualquer chamada recebida ou eliminar a SMS que pareça suspeita, evitando assim que o nosso idoso a abra. Uma forma de estar presente no seu dia a dia, sem ser um incómodo. Tal como se ativássemos remotamente a função de toque inteligente; se o telefone do idoso tocar e ninguém atender a chamada, da próxima vez que esse mesmo contacto ligar, o volume do toque aumentará automaticamente para que o idoso se aperceba e não continue a perder chamadas que poderiam ser importantes.
Porque nos preocupamos em cuidar dos nossos entes queridos, mesmo quando estamos fisicamente longe deles, a app mostra se o telemóvel dessa pessoa está ativo, o nível da bateria e uma lista completa da sua atividade e movimentos. A SPC CARE também envia um alerta se detetar inatividade no dispositivo durante um longo período de tempo. Além disso, a aplicação permite configurar o botão SOS no dispositivo de teclas para que o idoso possa contar com ajuda instantânea e direta a qualquer momento. Quando o botão de emergência é pressionado, o telemóvel alerta a pessoa ou pessoas definidas na SPC CARE.
O mais importante, a saúde e o bem-estar
A SPC CARE preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos nossos entes queridos, configurando lembretes importantes, como as consultas médicas ou a toma de medicamentos. Graças a esta função, o ajudante pode definir estes alertas diretamente no telemóvel da pessoa idosa para lhe facilitar a gestão destas tarefas, evitando que se esqueça de tomar a medicação ou de ir a uma consulta médica ao receber um lembrete no seu dispositivo. Poderá também receber alertas de sedentarismo se passar muito tempo sem se mexer, para que se consciencialize da importância de levar um estilo de vida ativo, sempre de acordo com a sua idade.
Estes alertas podem também ser configurados para os lembrar de aniversários ou outras datas importantes, como aniversários, eventos familiares, etc. Assim, a SPC CARE ajudará os idosos a integrarem-se mais no seu ambiente e a reduzir o sentimento de solidão e isolamento que muitas vezes os rodeia, facilitando uma inclusão social natural na sua vida quotidiana e fazendo-os sentir-se válidos e autossuficientes.
Para completar o conjunto de funcionalidades oferecidas pela SPC CARE, a empresa acrescentou também a este desenvolvimento a possibilidade de adicionar o perfil do utilizador sénior do telemóvel com informações em dois níveis: uma parte que pode ser partilhada com outras pessoas, o que pode ser de especial interesse para enviar este ficheiro a outras pessoas que estejam em contacto com o idoso, e outra parte privada que só pode ser acedida pelo ajudante.
SPC POLARIS, primeiro telemóvel integrado no SPC CARE
A SPC CARE vai materializar-se com o lançamento do SPC POLARIS, o primeiro telemóvel da marca compatível com a app, que será lançado ainda este ano. Trata-se de um telemóvel sénior 4G com GPS e todas as características típicas dos dispositivos SPC para seniores (teclas grandes e muito visuais, ecrã de grandes dimensões, design em concha e base de carregamento, entre outras) que pode agora ser totalmente gerido à distância com a SPC CARE.
A partir desta primeira integração, a SPC irá alargá-la progressivamente a outros lançamentos da marca para oferecer uma solução completa para os futuros dispositivos para idosos. Todos estes modelos exigirão apenas conetividade 4G, sem qualquer sistema operativo do tipo KaiOs.
Graças à sua expertise e compromisso com o público sénior e à sua liderança no setor da telefonia móvel no mercado ibérico, a SPC é a marca europeia de referência para as famílias que procuram cuidar dos seus entes queridos com dispositivos adaptados às suas necessidades. Agora, com a SPC CARE, as famílias dispõem de uma poderosa ferramenta para a gestão integral do dispositivo do seu sénior.
Voltar para Comunicados de imprensa