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SPC Care, a primeira app para gerir remotamente os telemóveis dos seus maiores: nada muda para eles, mas muda tudo para si

A fratura digital é, por vezes, um desafio para as pessoas mais idosas. Esta barreira isola-as dos seus entes queridos e dificulta a utilização da tecnologia da mesma forma que os filhos ou netos. Em Portugal, mais de metade das pessoas que vivem sozinhas são idosos. Muitas destas pessoas não cresceram com smartphones nem com a Internet, e mesmo com telemóveis básicos com teclas, enfrentam dificuldades em utilizá-los sem medo de errar ou sem apoio, sobretudo quando receiam ser alvo de burlas ao partilhar dados pessoais.

Perante esta situação, a SPC, marca líder em telemóveis em Portugal e especialista no segmento sénior, desenvolveu uma aplicação pioneira para ajudar e cuidar à distância as pessoas mais idosas ou menos familiarizadas com a tecnologia. Como? Através da gestão remota dos seus telemóveis “simples”.

O que é a SPC Care?

Assim nasce a SPC Care, uma inovação tecnológica sem precedentes, que permite que familiares ou cuidadores de pessoas mais idosas intervenham remotamente nos ajustes e na gestão do telemóvel, adaptando-o às necessidades individuais do utilizador. A app também permite receber alertas de situações que possam comprometer o bem-estar do idoso.

Esta iniciativa é exclusiva para telemóveis da marca SPC e já está totalmente implementada no modelo SPC POLARIS: o primeiro telemóvel básico para séniores lançado no mercado totalmente integrado com a app. Outros modelos serão compatíveis à medida que o catálogo da marca for sendo renovado.

Quais são os benefícios do SPC Care para os idosos?

A nova aplicação melhora e facilita a relação das pessoas idosas, não apenas com a tecnologia, mas também com os seus entes queridos. A app mostra a localização sem que o idoso tenha de fazer qualquer ação, apenas levar consigo o telemóvel SPC.

Com o SPC Care, nada muda para os idosos, mas tudo muda para os seus familiares, que agora podem ajudá-los a usar o telemóvel como se estivessem ao lado deles, sem comprometer a sua autonomia e reforçando a sua independência. Esta funcionalidade oferece maior segurança aos séniores, permitindo-lhes sentirem-se úteis e parte de uma sociedade digital onde também estão os seus familiares e amigos.

 

 

Quais são os benefícios do SPC Care para os familiares?

A utilização do SPC Care é muito simples: após o download na Play Store ou Apple Store, a aplicação guia o utilizador de forma intuitiva nos três passos necessários para sincronizar com o telemóvel compatível SPC: registo do cuidador, registo do sénior e vinculação com o dispositivo. Depois de completar este processo, que demora apenas alguns minutos, o cuidador pode:

  • Ajudar esse familiar sénior com a configuração do seu telemóvel. A qualquer momento e em qualquer lugar, pode aceder às configurações e fazer alterações, como aumentar ou diminuir o volume do toque, ativar ou desativar o botão SOS, gerir os contactos associados a esse botão de emergência, aumentar o brilho do ecrã, adicionar contactos à agenda, configurar as memórias diretas e muito mais.
  • Saber onde está. O SPC Care permite ver a localização com precisão, sem que a pessoa sénior tenha de enviar a sua localização. (Dependendo do modelo do telemóvel).
  • Garantir a sua segurança. O SPC Care avisa se há chamadas perdidas, se chegou uma nova mensagem e envia alertas caso algo não esteja bem. Por exemplo, se for detetada uma inatividade prolongada, se a bateria do telemóvel estiver quase esgotada ou se a pessoa sénior tiver pressionado o botão SOS.
  • Protegê-los contra spam e contactos desconhecidos. O SPC Care permite configurar remotamente a lista negra do telemóvel e marcar SMS como lidos e chamadas como vistas, evitando que a pessoa sénior interaja com mensagens ou contactos potencialmente fraudulentos.
  • Acompanhar a sua saúde. Regista as próximas consultas médicas para lembrar facilmente as revisões ou consultas, o nome da medicação que toma ou o número de passos diários que deu. (Dependendo do modelo do telemóvel).
  • Partilhar a gestão com outros cuidadores. O cuidado colaborativo é possível, trazendo a tranquilidade de que haverá sempre alguém disponível para ajudar e partilhar a responsabilidade. Além disso, é possível vincular diferentes telemóveis na app para que uma mesma pessoa possa cuidar de mais do que um sénior.
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    Primeiros passos no uso do SPC Care: dados do cuidador, do sénior e vinculação

    Depois de instalar a aplicação num smartphone, os primeiros passos a completar são:

    • Criar a conta do cuidador no SPC Care: introduza o nome, o e-mail, o número de telefone, entre outros.
    • Criar o perfil da pessoa sénior como “Pessoa cuidada”:
      • Crie o perfil de uma nova pessoa cuidada introduzindo os seus dados: nome, data de nascimento, número de telefone, entre outros.
      • Adicione um perfil já criado por outro utilizador no SPC Care através do ID (esta identificação pode ser encontrada na app do administrador que gere este perfil).

    Em seguida, basta vincular o dispositivo da pessoa sénior, o que levará apenas alguns segundos:

    • Escaneie o QR Code exibido no telemóvel da pessoa sénior no menu SPC Care do dispositivo.
    • Introduza o IMEI (um número único que identifica cada telemóvel a nível mundial).

    Tanto o QR Code quanto o IMEI podem ser encontrados no menu do telemóvel sénior, acedendo à secção “SPC Care” e, em seguida, à opção “Vinculação”. Também é possível encontrar o IMEI na caixa do dispositivo, marcando *#06# no telemóvel ou na área abaixo da bateria.

    Uma vez vinculado, o cuidador pode gerir o telemóvel da pessoa idosa de forma remota, a partir de qualquer lugar.

    Os familiares ou cuidadores das pessoas séniores podem escolher entre diferentes níveis de “cuidadores”, o que lhes permitirá ter mais ou menos poder de controlo e gestão sobre o telemóvel sénior:

    • Administrador: Este papel é atribuído automaticamente ao criador do perfil da pessoa sénior, embora possa ser alterado se este designar outro administrador (a app exige que exista sempre um administrador principal). O administrador tem controlo total sobre todas as opções de gestão remota do telemóvel sénior e sobre o perfil da “pessoa cuidada”, além de autorizar a entrada de novos “colaboradores” ou administradores.
    • Colaborador: Tem as mesmas funções que o administrador, exceto a gestão de papéis de outros cuidadores e a eliminação do perfil da pessoa sénior.
    • Convidado: Apenas pode visualizar, através da app, como está configurado o telemóvel sénior, sem poder modificar ou controlar qualquer parâmetro.

    Uma vez concluída a vinculação da app com o telemóvel da pessoa sénior, acede-se ao ecrã principal da aplicação, onde se encontra a informação mais relevante para garantir a segurança da pessoa cuidada. Além de verificar o estado da bateria do telemóvel e se está a ser carregado, o ecrã mostra a localização da pessoa e a hora da última atualização dessa localização. Também é possível forçar uma consulta para obter em tempo real a localização exata do telemóvel.

    Neste ecrã inicial, é ainda possível fazer o telemóvel da pessoa sénior tocar remotamente para o localizar facilmente, bem como consultar a lista das últimas notificações recebidas.

     


    Uso e funcionamento do SPC Care

    1. Faça ajustes remotamente

    Desde a secção "Dispositivo" no SPC Care, configure as opções do telemóvel da pessoa cuidada:

    • Telemóvel:
      • Ative ou desative a conexão Bluetooth e os dados móveis.
      • Escolha o idioma dos menus do dispositivo.
      • Bloqueie a opção de desligar o telemóvel com o botão ON/OFF.
      • Ative/desative a função de atender/desligar chamadas ao abrir/fechar a tampa (apenas para telemóveis com tampa, como o SPC POLARIS).
      • Configure ações nos botões de navegação (cima, baixo, esquerda, direita, OK).
      • Programe o horário para ligar e desligar automaticamente o telemóvel.
      • Instale atualizações de software pendentes.

     

     

    Ecrã:

    • Ajustar o brilho do ecrã.
    • Personalizar o tamanho da fonte.
    • Escolher o formato do menu do telemóvel sénior.

    Som:

    Ajustar o volume e/ou tipo de som para:

    • Chamadas.
    • Auricular.
    • Teclas.
    • Mensagens.

    SOS:

    • Ativar/desativar a função SOS.
    • Ativar/desativar a sirene de alarme.
    • Ativar/desativar o envio de SMS de emergência.
    • Configurar a mensagem de emergência.
    • Configurar os contactos de emergência.

    Alarmes:

    Configurar até 3 alarmes que tocarão no telemóvel da pessoa cuidada.

    Gestão de energia:

    • Reiniciar o dispositivo (Atenção! É recomendável que o telemóvel sénior não tenha PIN de segurança, para que a pessoa cuidada não precise intervir ao reiniciar o dispositivo nem introduzi-lo manualmente; caso contrário, o telemóvel será considerado desligado até que o PIN seja inserido).
    • Desligar o dispositivo (Atenção! Se o telemóvel da pessoa cuidada estiver desligado, não poderá receber nenhuma ordem da app. Assim como na opção anterior, recomenda-se que o telemóvel sénior não tenha PIN).

       

      1. Gestão de contactos e comunicação

      Desde a secção "Contactos" do SPC Care, ajuste diversas opções do dispositivo da pessoa cuidada relacionadas com:

      Chamadas:

      • Aceder à lista de chamadas (realizadas, atendidas e perdidas).
      • Marcar todas as chamadas como lidas.
      • Adicionar contactos à lista negra.

      Mensagens:

      • Aceder a SMS recebidos e marcá-los como lidos.
      • Ver dados do remetente, data/hora e conteúdo.
      • Adicionar o contacto à lista negra.
      • Eliminar a mensagem.

       

      Contactos:

      • Adicionar ou eliminar contactos.

      Lista negra:

      • Adicionar números à lista negra.
      • Configurar opções:
        • Bloquear a receção de mensagens.
        • Bloquear a receção de chamadas.

      Memórias diretas:

      Configurar contactos associados às memórias diretas do telemóvel.

      Memórias rápidas:

      Atribuir contactos às teclas de 2 a 9 para chamadas rápidas.

       

      1. Localização:

      A aplicação permite localizar a pessoa cuidada em qualquer momento, facilitando a assistência caso ela precise de ajuda e não saiba ou não possa informar onde se encontra.

       

      1. Receba alertas de atividade e segurança

      A app SPC Care notifica sobre chamadas perdidas e novos SMS recebidos no telemóvel da pessoa cuidada. Além disso, envia alertas quando a bateria está fraca, se o dispositivo permanece inativo durante muito tempo ou se o botão SOS foi acionado.

       

       

      1. Supervise a saúde

      Os cuidadores encontram nesta secção da app um espaço onde podem registar as próximas consultas médicas da pessoa cuidada, acompanhar a medicação e os horários ou aceder a outras funções de saúde disponíveis no telemóvel. Por exemplo, no SPC POLARIS, é possível consultar o número de passos dados por períodos de tempo ou comparar os passos semanais, dia a dia.

       

      SPC POLARIS, o primeiro telemóvel compatível com o SPC Care

      A revolucionária app SPC Care estreia-se com o SPC POLARIS, o primeiro telemóvel sénior compatível com esta tecnologia. Este dispositivo com teclas pode ser totalmente configurado remotamente, sem necessidade de estar fisicamente com a pessoa cuidada ou de que ela realize qualquer ação no telemóvel.

      El SPC POLARIS es un telemóvel básico com tampa, equipado com conexão 4G para oferecer maior cobertura e melhor qualidade de som nas chamadas.

      O telemóvel também incorpora GPS, o que permite que seja localizado através da app, e um botão SOS que, após uma pressão prolongada, realiza automaticamente chamadas para os 5 contactos definidos, efetuando até 3 rondas de chamadas caso não obtenha resposta. (Atenção! Recomenda-se que os contactos configurados na função SOS não tenham o voicemail ativado, pois, se ao receber uma chamada de emergência o voicemail for acionado, a função SOS entenderá que a chamada foi atendida e o processo será interrompido naquele momento, não continuando com as chamadas seguintes).

       

      Este novo dispositivo para pessoas séniores é compatível com aparelhos auditivos e inclui uma base de carregamento, o que facilita este processo e mantém o telemóvel sempre visível. Possui 3 memórias diretas personalizáveis, às quais é possível associar um contacto; ao pressionar uma dessas memórias, o telemóvel liga automaticamente para o contacto vinculado.

      Também possui 8 memórias rápidas programáveis nas teclas de 2 a 9, permitindo associar outros oito contactos diretos adicionais.

      O POLARIS também dispõe de uma agenda com capacidade para 2000 contactos, uma câmara traseira, a possibilidade de inserir um cartão Micro SD para expandir a capacidade de armazenamento e uma série de funcionalidades práticas e úteis para os utilizadores séniores: lanterna, rádio, alarme, mãos livres e calculadora, entre outras.

      (Nota: Opções localização apenas disponíveis em dispositivos com esta funcionalidade).

      português (Portugal)